Skip to content
Você está em: Pagina Inicial
Caraguá News
14/11 CEFET de Caraguá prorroga inscrições para processo seletivo
14 de Novembro de 2007

Os cursos oferecidos, totalmente gratuitos, são para interessados de todo o Litoral Norte e a previsão é que o vestibular aconteça no dia 16 de dezembro. Os aprovados iniciarão as aulas em 2008

CEFET – Centro Federal de Educação e Tecnologia de São Paulo, unidade de Caraguatatuba, prorrogou as inscrições para o vestibular até o dia 21 de novembro pelo site www.esppconcursos.com.br. Ao todo serão oferecidas 160 vagas em três cursos técnicos profissionalizantes e poderão participar do vestibular interessados de todo o Litoral Norte, desde que tenha concluído o ensino médio eu que tenha concluído pelo menos o 1º ano. Para as inscrições, que acontecem nas agências do banco Santander/Banespa, os interessados tem até o dia 16, sexta-feira para se inscrever. O exame vestibular está previsto para o dia 16 de dezembro.
A taxa de inscrição é de 35 reais e mais 8 reais para a compra do manual. As inscrições feitas pela internet será acrescida da taxa de postagem do manual. Os cursos oferecidos são totalmente gratuitos.
Serão oferecidas 80 vagas para o curso de Informática – programação e Desenvolvimento de Sistema, sendo 40 no períodos da tarde e 40 à noite; 40 vagas para a área de Construção Civil, com habilitação em desenvolvimento de projetos, no período da tarde e 40 vagas para Gestão empresarial, no período da noite.
“É uma grande oportunidade para os alunos que estão, atualmente, cursando o Ensino Médio em qualquer instituição (particular ou pública) de obter um título de técnico juntamente com a capacitação profissional, pois os cursos oferecidos pelo CEFET unidade de Caraguatatuba permitem aos alunos cursá-los simultaneamente ao Ensino Médio e não há limite de idade“ afirmou a direção da centro.
O Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo – CEFET-SP, é uma instituição federal de ensino público, ligado diretamente ao Ministério da Educação, que ministra ensino médio (na Unidade Sede), cursos técnicos, superiores (tecnólogos, licenciaturas, engenharias), e cursos de qualificação básica. Ao longo dos seus 97 anos, vem demonstrando que prima pelo desenvolvimento do educando para o seu exercício de cidadania e qualificação profissional.
Com o projeto de expansão da Rede Federal de Ensino, desde janeiro/2007, a Unidade Caraguatatuba, localizada na Av. Rio Grande do Norte, 450, Bairro Indaiá, antigo CEPROLIN, começou a ministrar cursos técnicos e de qualificação profissional.

Conheça os cursos oferecidos totalmente gratuitos na unidade de Caraguatatuba:

Técnico em Construção Civil com habilitação em Planejamento e Projetos (duração de 4 semestres): Elabora, dentro das competências profissionais para a sua formação e atuação, projetos de Arquitetura e de Instalações Prediais como: instalação elétrica, hidro-sanitárias, gás, incêndio e outras por meio da interpretação de normas técnicas e uso de softwares específicos. Atua no planejamento da construção, orçamentos, cronogramas físico-financeiros e dimensionamento de equipes de trabalho.

Técnico em Gestão Empresarial (duração de 3 semestres): Direcionado para profissional com uma visão ampla das atividades das organizações, com conhecimentos para atuar como assistente administrativo (enfatizando recursos humanos e materiais), assistente financeiro e contábil (concentração nas áreas tributária, financeira, contábil, além de planejamento e controle) e assistente de vendas (ênfase em marketing, vendas, pesquisa de mercado, qualidade e planejamento).

Técnico em Programação e Desenvolvimento de Sistemas (duração 4 semestres): Para profissional com atuação na área de projeto e desenvolvimento de sistemas computadorizados, usando técnicas de gerenciamento de bancos de dados em modelos práticos. Elaboração de pesquisa de produtos e custos para instalação de redes, especificação de projetos de redes, instalação física e manutenção.
Mais informações pelo telefone 3888-3888 a partir da 13h30.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba 


 
13/11 Professora de Caraguá participa de encontro
14 de Novembro de 2007

A exposição de trabalhos do Programa VIVE (Vivendo Valores na Educação), realizada no último final de semana em São Paulo, teve a participação de uma professora de Caraguatatuba, que na ocasião representou a Secretaria da Educação. A professora Sônia Regina Mendonça levou para o encontro duas ações que são realizadas em Caraguatatuba por esse programa, que é coordenado no município pelas supervisoras de ensino Rosa Riolo e Cristina Focesi.
Sônia conta que a reunião, realizada no Parque da Água Branca, foi um momento voltado para a troca de experiências dos profissionais que atuam com o VIVE em várias organizações, em diferentes municípios do Estado de São Paulo. Na exposição estavam presentes cerca de 150 pessoas, de 14 municípios.
A professora apresentou o projeto “A arte da cidadania através do Hino Nacional”, que foi trabalhado por ela com crianças de 4ª série, na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profª Edna Maria Nogueira Ferraz, do bairro Perequê Mirim.
Conforme explicou Sônia, a proposta pedagógica do trabalho desenvolvido com as crianças, foi a de despertar o sentimento de amor a Pátria e sensibilizá-los sobre a importância dos valores humanos.
Já o outro projeto apresentado pelo município foi o “Vivendo Valores na Educação”, trabalhado com estudantes da EMEF Profª Aída A. Castro Grazioli, do Rio do Ouro, sob a supervisão da coordenadora Maria Thereza. A partir das ações realizadas na unidade, que favoreceram os valores humanos, entre eles o respeito ao próximo, foi desenvolvido um livro com tais registros. Esse material pôde ser consultado pelos participantes do encontro em São Paulo, que elogiaram os resultados apresentados em Caraguatatuba.
Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba 

 
13/11 Dia da Multiação encerra 2007 com quase 50 mil atendimentos
14 de Novembro de 2007

O Dia da Multiação, que está concluindo seu terceiro ano de trabalho em prol da população de Caraguá, encerra suas atividades após o mutirão social realizado no Tinga, neste último fim-de-semana, e totaliza quase 50 mil atendimentos só em 2007


O Dia da Multiação, que desde sua implantação, no início de 2005, tem sido aprovado pela população de Caraguá, mais uma vez foi um grande sucesso, neste sábado, 10 de novembro.
Com um atendimento social gratuito aos munícipes, a Multiação totalizou 10.508 atendimentos na EMEF Lúcio Jacinto dos Santos, no Tinga, com o trabalho voluntário da prefeitura por meio das secretarias municipais, além de outros parceiros da iniciativa pública e privada.
Após o encerramento das atividades neste ano, o Dia da Multiação fecha o terceiro ano de mutirão social com um total de 50 mil atendimentos somente em 2007. Os bairros atendidos desde o início do ano foram Barranco Alto, Jardim Califórnia, Casa Branca, Perequê-Mirim e Tinga.
Segundo explicou a coordenadora do projeto, mantido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, Cilce Fabrette, o Dia da Multiação tem a aprovação dos munícipes porque presta um serviço que normalmente é acessível somente na região central de Caraguá. “Levamos aos bairros mais distantes nossas secretarias municipais, com informações, atendimento da saúde, serviços de cartório, emissão de documentos, orientações da Sabesp, INSS e tantos outros serviços, dos quais a pessoa atendida consegue usufruir com toda sua família sem qualquer ônus. Muitas vezes as famílias não têm condições financeiras para se deslocar de seu bairro para a cidade para dar entrada em documentos e receber orientações dos voluntários, que participam conosco desse mutirão social. É por isso que a Multiação faz sucesso onde vai”, concluiu.
No balanço geral anual sobre este ano, a Multiação cumpriu seu papel social e prova disso está no total de atendimentos por secretarias e demais instituições públicas e privadas, voluntárias no mutirão social. Entre os maiores números registrados estão as secretarias de Assistência Social, com 6.499 atendimentos, a Educação, com 5.337, e ainda a Secretaria de Esportes, que atendeu 3.925 pessoas e a Saúde, com um total de 5.425 atendimentos.
A população de Caraguá também usufruiu de serviço fotográfico 3x4 para confecção de RG, e só em 2007 foram tiradas 1.047 fotografias para documentação. A Polícia Civil e o Poupa tempo, juntos, confeccionaram 1.052 RGs, sendo que 792 foram feitos pela Civil. A Sabesp também fechou 2007 com um grande número de atendimentos, no total de 11.958, incluindo informações gerais, orientações sobre tarifa social, entre outros.
Para o prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, esse mutirão social tem cumprido seu principal objetivo. “Esse foi nosso terceiro ano de Multiação, e o sucesso desse trabalho, que tem atraído cada vez mais voluntários no apoio à população, nos mostra que ele precisa continuar. Foram quase 50 mil atendimentos só nesse último ano, e uma cidade que oferece serviço social à comunidade, conseqüentemente, proporciona melhores chances às famílias atendidas, com chances iguais para todos, principalmente à população mais carente de serviços e principalmente de informação”, finalizou Aguilar.
Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba 

 
13/11 Artesãos de Caraguá participam de programa na TV
14 de Novembro de 2007

Artesãos de Caraguá, membros da SUTACO no Litoral Norte viajarão para a Capital paulista na próxima segunda-feira, 19, para a gravação do programa Sr. Brasil, da TV Cultura, apresentado por Rolando Boldrin

Caraguatatuba será destaque do programa Sr. Brasil, do apresentador Rolando Boldrin, transmitido pela TV Cultura, sempre às terças-feiras, às 21h.
Os artesãos Euzébio Francisco do Carmo e José Anestor Lima, membros da SUTACO – Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades/Litoral Norte, foram selecionados para uma participação no programa, e deverão participar da próxima gravação, no dia 19 de novembro, segunda-feira, em São Paulo.
De acordo com a produção do programa, os artesãos caiçaras foram selecionados porque o programa Sr. Brasil tem uma parceria com a SUTACO e por isso recebe peças de artesãos cadastrados na Superintendência, as quais ficam expostas no programa, uma vez que o cenário é composto exclusivamente com peças artesanais, com o objetivo de representar a cultura brasileira. “A seleção das peças que integram o cenário prioriza o artesanato produzido por artesãos, associações ou cooperativas, que tenham a preocupação com a questão histórica, social ou ambiental”, explicou Ita Cortez, do Departamento de Comunicação da SUTACO.
Um dos principais objetivos dessa parceria é valorizar e manter vivas as culturas paulista e brasileira em geral.
Ao serem selecionados a participar do programa Sr. Brasil, os artesãos de Caraguá deverão enviar imagens (fotografias) das peças por eles produzidas e sua história de vida, além de ceder peças que se destaquem no cenário e tenham relação com o programa, resgatando a cultura brasileira.
Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba 

 
13/11 Prefeitura de Caraguá terá plantão especial no feriado
14 de Novembro de 2007

Visando atender com melhor qualidade os munícipes e veranistas que possuem casa em Caraguá, a prefeitura fará um plantão especial, durante o feriado prolongado, nesta sexta-feira, 16 de novembro, com serviços e informações sobre taxas, parcelamentos, entre outros

A Prefeitura de Caraguatatuba fará um atendimento especial neste feriado prolongado. Além dos serviços essenciais que incluem a coleta de lixo, pronto socorro, entre outros, tanto os munícipes quanto os veranistas que possuem residências na cidade, terão um plantão de atendimento especial no Paço Municipal.
O serviço funcionará nesta sexta-feira, dia 16, após o feriado do dia 15 de novembro. Embora as demais secretarias da Administração Municipal cumpram ponto facultativo nesta data, retornando ao expediente normal na segunda-feira 19, no Paço Municipal haverá horário especial de atendimento, das 10h às 16h.
Os funcionários municipais trabalharão para o atendimento ao munícipe com serviços diversos relacionados a IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), ISS (Imposto Sobre Serviço), taxas, parcelamentos e informações gerais. Mais informações podem ser obtidas pelo serviço Alô Cidadão. Ligue 0800 7700678.
Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba 

 
<< Início < Anterior 651 652 653 654 655 656 657 658 659 Próximo > Fim >>

Litoral Norte

Mudanças | Fretes

Mudanças e Carretos para o Litoral Norte de SP

Estradas Ao Vivo

Guia Comercial

Anúncie Grátis

2ª Via IPTU Caraguá

2 via IPTU de Caraguatatuba

Bairros de Caraguá

Bairros de Caraguatatuba

Caraguatatuba | Hospedagem | Hotéis Flats Pousadas | Praias » Prainha, Palmeiras, Indaía, Tabatinga, Mococa, Cocanha, Praia Martin de Sá, imóveis, imobiliarias, Temporada