Skip to content
Você está em: Pagina Inicial arrow Ubatuba arrow A Paz de Iperoig em Ubatuba
A Paz de Iperoig em Ubatuba

Para enfrentar o poder representado pelos habitantes originais da terra, os portugueses convocaram uma dupla de negociadores - os jesuítas Manoel da Nóbrega e José de Anchieta - que substituiram os canhões e as caravelas. Sua missão de paz foi difícil e lenta. Conseguiram a vitória depois de muito tempo de negociação, o que significou para as tribos orgulhosas, a aniquilação paulatina.

Segundo a versão romanceada de Washington de Oliveira ("Seo" Filhinho), historiador local, "Quando os vindantes terminavam a última etapa, ao se aproximarem da praia onde os índios, agrupados, os aguardavam em visível inquietação, viram-se de súbito cercados por grande número de canoas transportando índios em atitudes hostis, como a impedir-lhes a aproximação e desembarque nas areias da praia de Iperoig.

Mas uma grande surpresa lhes estava reservada: os silvícolas ferozes, os tamoios que aqui habitavam receberam-os pasmados, atônitos com tanta audácia, subjugados pela venerável presença de Anchieta que, de pé na proa da embarcação lhes dirigia palavras ternas e pacificadoras, proferidas em idioma tupi, aureolando-se de confiança e simpatia aquele que mais tarde seria considerado o Dramaturgo do Brasil."

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba  


 
Próximo >

Litoral Norte

Mudanças | Fretes

Mudanças e Carretos para o Litoral Norte de SP

Estradas Ao Vivo

Guia Comercial

Anúncie Grátis

2ª Via IPTU Caraguá

2 via IPTU de Caraguatatuba

Bairros de Caraguá

Bairros de Caraguatatuba

Caraguatatuba | Hospedagem | Hotéis Flats Pousadas | Praias » Prainha, Palmeiras, Indaía, Tabatinga, Mococa, Cocanha, Praia Martin de Sá, imóveis, imobiliarias, Temporada