Skip to content
Você está em: Pagina Inicial arrow Pagina Inicial arrow Caraguá participa da Semana Mundial de Amamentação
Caraguá participa da Semana Mundial de Amamentação

Hora do Mamaço
Para incentivar a amamentação e reforçar a importância do leite materno para os bebes, o Centro de Atendimento Materno Infantil da secretaria de Saúde promoveu na última sexta (1º/8/2014) a “Hora do Mamaço”, em frente ao prédio do Centro de Especialidades Médicas, no bairro Jardim Primavera. 

A programação segue até a próxima quinta (7).

Cerca de 18 mães participaram da ação que teve o objetivo de mostrar que o aleitamento pode e deve ser feito até mesmo em público. 
 
“Muitas mães sentem vergonha de amamentar em público e esse tabu deve ser quebrado e superado”, afirmou a enfermeira Ana Cláudia Oliveira, coordenadora do Centro de Atendimento Materno Infantil.

Com o filho Richard de apenas um mês, Suênia Martins de Souza, 28 anos, esteve na “Hora do Mamaço”, acompanhada do marido, Ricardo Nogueira da Silva, 27 anos. 

A mãe confirmou que o leite materno é excelente para a criança. “Eles sentem menos cólicas, não adoecem, e a hora da amamentação é uma interação de amor e serenidade indescritíveis”, afirmou. 

O marido, por sua vez, faz questão de ir a todas as consultas e também acompanhou o pré-natal. “O pai tem que estar presente e apoiar. Espero que ele seja amamentado além dos seis meses recomendados pelos médicos”, disse.

  • Ação
O Dia Mundial da Amamentação foi instituído pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA) ou Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno e tem o apoio da Unicef e da Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Entre os objetivos deste ano da WABA estão informar sobre o aleitamento materno e a alimentação de lactentes e crianças da primeira infância; mostrar o progresso alcançado até o momento e as lacunas existentes e decisivas para o aleitamento materno e a alimentação de lactentes e crianças de primeira infância; chamar a atenção sobre a importância de priorizar ações para proteger, promover e apoiar o aleitamento materno; estimular o interesse entre os jovens, tanto mulheres como homens para compreenderem a importância e a relevância do aleitamento materno no mundo de hoje.

  • Importância
O leite materno é o principal alimento para nutrir o organismo do bebê, ao nascer.

Além dos laços afetivos com a mãe, a amamentação é necessária, pois é a forma da criança receber cálcio, fósforo e ferro, além de outros nutrientes importantes para que tenha um crescimento saudável, como as vitaminas. 

Garante a boa formação óssea, que vai do nascimento até os trinta e cinco anos de idade.

Os bebês devem ser amamentados até por volta dos dois anos de idade, para garantir sua saúde e imunizar contra doenças respiratórias e diarreicas, além das doenças crônicas, problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão e osteoporose.

  • Programação
Local – Centro de Especialidades Médicas – Avenida Maranhão, 421, bairro Jardim Primavera

Segunda (4) – 8h – Palestra com a enfermeira Ana Cláudia Oliveira sobre a “Importância da Amamentação para o recém-nascido”

Terça (5) – 8h – Palestra com a cirurgiã dentista Carmen Marzola e a fonoaudióloga Fernanda Belattini Martins sobre a “Importância da amamentação no desenvolvimento da fala e estruturas orais”

Quarta (6) – 8h – Palestra com a nutricionista Lilian Ehrlich sobre “Aleitamento materno exclusivo até seis meses e aleitamento materno até dois anos e introdução de novos alimentos”

Quinta (7) – 8h – Palestra com a psicóloga Cláudia Ferzola “Afeto mãe e bebê durante a amamentação”

Sexta (8) – 8h – Shantala (massagem para bebês) com a fisioterapeuta Laura Costa 

 
< Anterior   Próximo >

Litoral Norte

Mudanças | Fretes

Mudanças e Carretos para o Litoral Norte de SP

Estradas Ao Vivo

Guia Comercial

Anúncie Grátis

2ª Via IPTU Caraguá

2 via IPTU de Caraguatatuba

Bairros de Caraguá

Bairros de Caraguatatuba

Caraguatatuba | Hospedagem | Hotéis Flats Pousadas | Praias » Prainha, Palmeiras, Indaía, Tabatinga, Mococa, Cocanha, Praia Martin de Sá, imóveis, imobiliarias, Temporada